Notícias

ANÁPOLIS INICIA AÇÕES PARA APRESENTAR OS “WOLBITOS”, MOSQUITOS QUE AJUDAM A COMBATER A DENGUE

A Prefeitura de Anápolis iniciou uma nova etapa no combate à dengue, Zika e chikungunya com visitas dos Agentes de Combate às Endemias aos moradores.

O objetivo é apresentar o Método Wolbachia, uma tecnologia inovadora que utiliza os chamados Wolbitos para reduzir a transmissão dessas doenças.

Os Wolbitos são mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia, presente naturalmente em diversos insetos e incapaz de causar danos às pessoas ou aos animais.

A bactéria impede que os vírus da dengue, Zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo sua capacidade de transmissão.

Após a etapa de orientação à população, equipes técnicas iniciarão a liberação controlada dos mosquitos em 45 bairros de Anápolis, entre eles Centro, Jardim Alexandrina, Vila Jaiara, Maracanã e Bairro de Lourdes.

Com a reprodução dos Wolbitos com os mosquitos já existentes, a bactéria passa a ser transmitida às novas gerações, diminuindo gradativamente a circulação de mosquitos capazes de transmitir as arboviroses.

Segundo a Prefeitura, a tecnologia já apresentou resultados expressivos em outras cidades. Em Niterói (RJ), por exemplo, houve redução de até 89% dos casos de dengue.

O projeto é desenvolvido pela Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, e operado pela Wolbito do Brasil. Nesta fase, a iniciativa beneficiará mais de 398 mil moradores.

A Prefeitura reforça que o Método Wolbachia não substitui os cuidados tradicionais, como eliminar recipientes com água parada e evitar criadouros do mosquito, e pede que a população receba os agentes e participe da ação.

Foto: Paulo De Tarso / Prefeitura De Anápolis

Fonte: ✍️ Aconteceu É Notícia FM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo