Notícias

Ações preventivas garantem segurança durante fortes chuvas em Anápolis

As iniciativas preventivas da Prefeitura de Anápolis evitaram inundações em áreas historicamente vulneráveis durante as chuvas intensas desta terça-feira (15). Com um volume pluviométrico de 130 milímetros em apenas 12 horas, locais críticos, como a Avenida Amazílio Lino, no centro, não sofreram com alagamentos, graças às medidas adotadas antecipadamente.

Flávia Ribeiro, secretária de Obras, destacou a importância do trabalho preventivo realizado antes do início do período chuvoso. “A cidade não registrou pontos de inundação. Realizamos ações essenciais, como o desassoreamento da lagoa de contenção no Parque Onofre Quinan, a limpeza dos córregos e o desentupimento de bueiros”, explicou.

Além disso, o município permanece em alerta, com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), e a Secretaria de Obras prontas para agir em qualquer eventualidade causada pelas chuvas.

Uma das principais ações preventivas foi o Plano Municipal de Macrodrenagem Verde, que remove sedimentos acumulados, melhorando a capacidade de escoamento das bacias de detenção, o que reduziu significativamente o risco de enchentes em regiões como a Av. Amazílio Lino.

A cidade também implementa o retroajuste da paisagem urbana, com 46 pontos de drenagem distribuídos estrategicamente, além de quatro jardins de chuva, que ajudam na absorção e escoamento das águas pluviais, além de contribuir para o equilíbrio ambiental da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo