Pacientes Diabéticos Podem Retirar Glicosímetro e Fitas de Monitoramento na Rede Municipal de Saúde

Pacientes diabéticos que fazem uso de insulina e gestantes diagnosticadas com Diabetes Gestacional podem retirar glicosímetros e fitas de monitoramento gratuitamente na Rede Municipal de Saúde de Anápolis. Para isso, é necessário procurar o Centro de Distribuição do Município, onde serão fornecidas todas as orientações sobre a retirada dos equipamentos.
O glicosímetro é um aparelho essencial para o controle da glicemia, permitindo a medição rápida e segura dos níveis de açúcar no sangue através de uma pequena amostra coletada por perfuração no dedo.
Pacientes que Não Usam Insulina
Para aqueles diagnosticados com diabetes, mas que não necessitam de insulina, a monitorização deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de casa. Esses locais contam com equipamentos para medição e ainda oferecem atendimento médico e de enfermagem, garantindo o acompanhamento adequado da doença.
Durante as consultas, os pacientes recebem orientações para evitar crises de hipoglicemia e hiperglicemia, prevenindo complicações associadas ao descontrole da glicemia.
Como Garantir o Acesso ao Glicosímetro e Fitas?
✔ Pacientes que usam insulina ou gestantes com Diabetes Gestacional devem passar por consulta com um endocrinologista;
✔ O médico fará a prescrição do glicosímetro, fitas e insulina, se necessário;
✔ Com esses documentos e exames médicos, o paciente poderá solicitar os insumos no Centro de Distribuição do Município.
Todo o protocolo segue as diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo que Anápolis esteja equipada para fornecer o atendimento adequado aos diabéticos, incluindo o fornecimento regular de insulinas e outros materiais essenciais.
Foto reprodução