Terrenos sujos? Prefeitura intensifica limpeza de lotes privados e começa a multar donos negligentes em Anápolis

A Prefeitura de Anápolis deu início, nesta segunda-feira (12), a uma força-tarefa para fiscalização e limpeza de terrenos baldios particulares. O trabalho começou no bairro Anápolis City e deve avançar nos próximos dias para outras regiões da cidade com altos índices de mato e descuido.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, a ação prevê a aplicação de multas aos donos de lotes que não estiverem em conformidade com os padrões de limpeza exigidos. Em casos de descuido, o município realiza a roçagem do terreno, repassando o custo ao proprietário.
Além da manutenção contínua em espaços públicos, a Prefeitura reforça que o foco agora está nos terrenos privados, que também devem ser mantidos limpos para evitar riscos à saúde da população.
A medida visa eliminar criadouros do mosquito da dengue e reduzir a presença de animais peçonhentos, contribuindo diretamente para a segurança e bem-estar dos moradores.
Segundo o secretário da pasta, Thiago de Sá, o apoio da população é essencial:
“O município já cuida de uma grande extensão de áreas públicas. A participação dos donos de terrenos é indispensável para mantermos a cidade em boas condições. Cuidar do próprio lote é mais barato e ajuda a manter o aspecto urbano mais agradável.”
Canal direto para denúncias e solicitações
Para facilitar o processo, a Prefeitura disponibilizou um número de WhatsApp — (62) 98551-6888 — onde os cidadãos podem solicitar a limpeza de terrenos abandonados.
Veja como funciona a multa
Conforme previsto no Código de Posturas Municipal (Lei Complementar nº 279/2012), caso o dono do lote ignore notificações e permita que a vegetação ultrapasse a altura permitida, será penalizado. O valor da multa é de R$ 3,00 por metro quadrado, além de R$ 2,50 por metro quadrado pelo serviço de roçagem. Os custos serão adicionados ao IPTU do imóvel.
Foto: Paulo De Tarso / Prefeitura De Anapolis