APÓS CASO DOS EQUIPAMENTOS DE RAIO X, ANÁPOLIS ARTICULA PLANO DE CONTINGÊNCIA E RELATÓRIO SERÁ ENVIADO À POLÍCIA FEDERAL

Cinco dias após a localização de quatro antigos equipamentos de raio X em um ferro-velho de Anápolis, representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária se reuniram na última quarta-feira (24) para discutir as providências relacionadas ao caso.

Durante o encontro, especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Exército analisaram os manuais de segurança dos equipamentos e levantaram informações técnicas que irão subsidiar a elaboração de um relatório.
O documento será encaminhado à Polícia Federal, que poderá investigar a origem dos aparelhos e como eles chegaram ao estabelecimento onde foram encontrados.

Além da apuração, o episódio motivou a articulação de um Plano de Contingência Conjunto para situações envolvendo riscos biológicos, químicos, radiológicos e nucleares.
A proposta busca estabelecer protocolos de atuação entre os órgãos de segurança e saúde para responder de forma rápida e coordenada em possíveis ocorrências futuras.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Daniel Soares, a iniciativa tornará Anápolis uma das primeiras cidades a contar com um protocolo específico para esse tipo de emergência.
“Após a análise dos materiais identificamos a necessidade da criação de um protocolo caso surjam situações como essa. Anápolis será pioneira na criação de um protocolo dessa natureza.
A medida busca garantir maior segurança à população, estabelecendo ações preventivas e orientações para situações que exijam descontaminação, isolamento de áreas e outras medidas de contenção”, destacou.
O plano prevê a integração entre forças militares e órgãos municipais de saúde, além da realização de treinamentos e definição de procedimentos para atuação em casos de emergência.
✅ Relembre o caso
Na última quinta-feira (18), a Prefeitura de Anápolis recebeu uma denúncia anônima informando sobre a presença de materiais com possível risco radioativo em um ferro-velho da cidade.
Equipes da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente foram mobilizadas e isolaram a área para avaliar quatro caixas contendo antigos aparelhos de raio X, possivelmente fabricados na década de 1960.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi acionada e realizou medições no local. Após a inspeção, os técnicos confirmaram que os equipamentos não apresentavam emissão de radiação.
Os aparelhos foram recolhidos e permanecem armazenados em uma área restrita da Vigilância Sanitária de Anápolis, onde seguem sob monitoramento.
Foto: Paulo De Tarso / Prefeitura De Anápolis
Fonte: ✍️ Aconteceu É Notícia FM




