Notícias

Lula define 2025 como ano estratégico para evitar retorno de Bolsonaro à Presidência em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta segunda-feira (20) que sua principal missão em 2025 será impedir que Jair Bolsonaro (PL) volte ao comando do Brasil. Durante a abertura da 1ª reunião ministerial do ano, Lula reforçou a importância de consolidar a democracia e atender às demandas da população, especialmente dos mais vulneráveis.

“Minha causa em 2025 é garantir que este país não volte ao horror que foi o mandato do nosso antecessor. Precisamos assegurar que a democracia prevaleça”, afirmou o presidente, em um discurso voltado a mobilizar sua equipe.

Preocupação com 2026

Lula alertou os ministros sobre a movimentação acelerada de seus adversários políticos em direção às eleições presidenciais de 2026. Apesar disso, o presidente reiterou que o governo não deve antecipar o calendário eleitoral, mas focar no trabalho e na entrega de resultados concretos à população. “Nossa campanha é trabalhar, trabalhar e entregar para o povo aquilo que ele precisa. 2026 já começou para eles, mas o nosso foco é governar”, afirmou.

Democracia em pauta

O presidente também lembrou os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, e destacou a necessidade de evitar retrocessos democráticos. “Sabemos o que foi o 8 de janeiro e o que poderia ter acontecido neste país se tivesse dado certo. Nossa responsabilidade é consolidar a democracia”, alertou.

Lula ainda incentivou sua equipe a manter a vigilância política e a união no enfrentamento dos desafios, apontando que 2025 será um ano decisivo para o futuro político do país.

Foto reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo