Mabel lança programa de R$ 1,4 bilhão para modernizar iluminação pública em Goiânia

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta quinta-feira (6) o início do Programa Brilha Goiânia, o maior investimento da história da capital na modernização da iluminação pública. Com um orçamento de R$ 1,4 bilhão para os próximos 25 anos, a iniciativa visa tornar a cidade mais iluminada, conectada e segura.
Nos primeiros 18 meses, cerca de 150 mil pontos de iluminação serão substituídos. No entanto, para atender à demanda urgente da população, Mabel determinou uma força-tarefa para trocar 100 mil lâmpadas nos próximos 100 dias, o equivalente a mil pontos de luz por dia.
“Esse programa só começaria um ano após a assinatura do contrato, mas conseguimos antecipar e iniciar no dia seguinte”, afirmou o prefeito. Ele destacou que até junho toda a cidade estará coberta, eliminando pontos de escuridão.
O projeto será executado pelo Consórcio Brilha Goiânia e inclui, além da modernização da iluminação pública, a instalação de videomonitoramento, ampliação da rede de fibra ótica, uso de energia fotovoltaica e a criação de um centro de operações com inteligência artificial para reforçar a segurança da cidade.
Mabel ressaltou que Goiânia terá quase mil quilômetros de fibra ótica e integração com mais de 20 mil câmeras de vigilância, tornando-se uma das cidades mais monitoradas do Brasil. “Até o final de 2026, queremos que Goiânia seja uma das cidades mais seguras do país”, declarou o prefeito.
Foto reprodução