Notícias
Prefeito de Iporá é alvo de operação da Polícia Civil por suspeita de fraudes em licitações
O prefeito de Iporá, Naiçotan Leite, é um dos alvos da Operação Ato Falho, deflagrada nesta quarta-feira (27) pela Polícia Civil de Goiás (PCGO). A ação investiga um esquema de fraudes licitatórias que teria causado um prejuízo estimado em R$ 5 milhões aos cofres públicos.
Alvos e mandados
A operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em residências e locais relacionados aos investigados nas cidades de:
- Goiânia
- Aparecida de Goiânia
- Trindade
- Iporá
- Cezarina
- Santo Antônio de Goiás
Além disso, uma ação foi realizada em Palmas, no Tocantins.
Esquema investigado
De acordo com as apurações:
- O esquema envolveu 37 procedimentos de dispensa de licitação realizados em 2021, todos na área da saúde.
- Quatro empresas, criadas em nome de laranjas, participaram do esquema. Três delas pertencem ao mesmo grupo empresarial.
- Orçamentos falsificados foram usados para fraudar os processos licitatórios, garantindo vantagens indevidas aos envolvidos.
- Após a assinatura dos contratos, os empresários superfaturavam os valores dos produtos adquiridos, gerando o expressivo prejuízo.
Próximos passos
A Polícia Civil continua analisando os documentos e materiais apreendidos para aprofundar as investigações e identificar todos os responsáveis pelo esquema. Até o momento, o prefeito Naiçotan Leite não se manifestou sobre o caso.
O Ministério Público acompanha o andamento da operação e pode apresentar novas denúncias em breve.