Notícias

Prefeitura de Anápolis leva atendimento especializado a pessoas em situação de rua por meio do Centro Pop

Reafirmando o seu compromisso com o bem-estar social da população em situação de rua, a Prefeitura de Anápolis tem atuado de forma expressiva por meio do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop. O espaço promove atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, e oferece serviços humanizados destinados à população com direitos violados.

Um dos principais pilares do trabalho realizado é a abordagem social, que envolve a busca ativa por essas pessoas, visando estabelecer contato e oferecer apoio individualizado. A equipe realiza atendimentos com escuta qualificada, promovendo orientação e acompanhamento personalizado.

Segundo Dallila Mariane, secretária de Integração, a abordagem da equipe às pessoas em situação de rua é feita de forma humanizada. “A equipe do Centro Pop busca acolher de forma integral e atenta, essencial para o desenvolvimento do trabalho social. Por meio da escuta ativa, os profissionais conseguem compreender a realidade e as necessidades de cada indivíduo, o que é fundamental para ofertar os serviços necessários de acordo com cada pessoa”, explica.

Além da abordagem, o Centro Pop também oferece em suas dependências quatro refeições diárias, espaço para a guarda de pertences, locais para higiene pessoal, lavanderia, roupas e agasalhos, cobertores e cortes de cabelo. Atuando de forma integrada, o espaço também facilita a emissão de documentos essenciais, como RG, CPF e Carteira de Trabalho, e oferece encaminhamentos para o mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.

Essas ações são potencializadas por parcerias com diversas instituições, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Comunidades Terapêuticas e o Comitê Intersetorial de Acompanhamento. Essas colaborações são essenciais para ampliar o alcance e a eficácia dos serviços oferecidos. Além disso, o espaço intermedia ações da rede socioassistencial, como Comunidades Terapêuticas, Casas de Passagem e a rede de Saúde Mental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo