Últimos dias: moradores de Anápolis têm até 24 de junho para regularizar imóveis com 50% de desconto no ITBI

Os moradores de Anápolis que possuem imóveis adquiridos até 31 de dezembro de 2025 e ainda não realizaram a transferência em cartório têm poucos dias para aproveitar o Programa Desengaveta, da Prefeitura de Anápolis.
O prazo para garantir 50% de desconto no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) termina no próximo dia 24 de junho.
Por meio da iniciativa, a alíquota do ITBI é reduzida temporariamente de 1,5% para 0,75%, permitindo que proprietários regularizem a situação dos imóveis e garantam mais segurança jurídica sobre os bens.
A administração municipal alerta que, sem a formalização da transferência, o imóvel permanece sem registro oficial em nome do comprador, o que pode gerar transtornos e dificuldades em futuras negociações ou processos de inventário e financiamento. Encerrado o prazo, a cobrança voltará automaticamente ao percentual normal.
Os interessados podem solicitar o benefício de forma online, por meio do Zap da Prefeitura, no número (62) 3902-2882, ou buscar atendimento presencial na unidade do Rápido, instalada no AnaShopping.
Após o recolhimento do imposto, é necessário apresentar a documentação no Cartório de Registro de Imóveis para concluir a transferência da propriedade.
A Prefeitura ressalta que o desconto é válido apenas para negociações realizadas até 31 de dezembro de 2025. Imóveis adquiridos em 2026 não se enquadram no programa. Também não haverá devolução dos valores para contribuintes que já quitaram o ITBI anteriormente.
Com a medida, a expectativa é ampliar a regularização imobiliária no município, atualizar o cadastro de propriedades e proporcionar mais segurança aos proprietários que ainda possuem imóveis fora do sistema oficial.
Foto: Paulo De Tarso / Prefeitura De Anápolis
Fonte: ✍️ Aconteceu É Notícia FM




